domingo, 22 de novembro de 2009

Natação: Brasil encerra copa do mundo em Cingapura cheio de medalhas. Será que evoluímos tanto assim?

Foram muitas conquistas brasileiras na natação neste ano.
Mas você deve estar se perguntando porque ganhamos tantas medalhas em copas do mundo e nas olimpíadas ou mundiais vamos a poucas finais e as medalhas se restringem a alguns poucos atletas. Para se ter uma idéia, neste domingo em Cingapura, o Brasil ganhou ouro de Nicholas Santos nos 50m livre, bronze com Guilherme Guido nos 50m costas, e bronze França nos 50m peito!
Calma, vamos explicar. Nem todos os atletas de ponta participam das etapas que compõem a copa do mundo, enquanto o Brasil tem usado essas competições para melhorar o nível dos seus atletas.
Esta é uma competição de segundo escalão para os países potências no esporte, que as usam apenas para manter seus atletas competitivos.
Para esses países, o pico do rendimento só vale em olimpíadas e mundiais.
Por isso você testemunhou um Thiago Pereira com o peito cheio de medalhas nos jogos panamericanos do Rio 2007, que contou com a equipe reserva dos EUA, depois sequer estar no pódio em Pequim 2008.
Mas, é inegável o crescimento da natação brasileira, embora no caso de Cielo, por exemplo, se tratar de um esforço individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário