sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Como pedalar com segurança


Algumas dicas de quem passou 8 anos em cima do selim:

1-Antes de pedalar verifique o funcionamento dos componentes da bicicleta, principalmente freios e sistema de catracas, além de checar se tudo está devidamente encaixado, se os parafusos estão apertados.
2-Regule a bicicleta para as suas medidas, verificando a altura do selim e do guidão, de preferência com a ajuda de ciclistas mais experientes. O pedalar deve proporcionar prazer e rendimento satisfatório, o que será impossível sem a regulagem adequada.
3-Não esqueça de levar uma caramanhola (garrafa e suporte) com água.
4-Utilize equipamentos essenciais como capacete, luvas e bermuda de ciclismo devidamente almofadada. Segundo uma pesquisa americana o capacete, quando corretamente utilizado, diminui em 74 a 85% as lesões na cabeça e face. Sua utilização diária pode significar a diferença entre a queda banal e o acidente de graves proporções. A luva aumenta a segurança no contato com o guidão, prevenindo um escorregão das mãos e a perda da direção, enquanto a bermuda almofadada diminui as lesões por fricção e a sensação de desconforto no contato com o selim (banco).
5-Não use rádio, toca-fitas ou mp3 com fones de ouvido durante a prática do ciclismo. Os sentidos devem estar aptos a captar qualquer ameaça ou sinal de carros, pedestres ou animais.
6-Não pedale em cima do passeio, passarelas para pedestres ou calçadões. Esse espaço não foi feito para a bicicleta, o que aumenta as chances de choques com desavisados, com danos para as duas partes. Precisa passar pelo calçadão? Desça da bicicleta e prossiga empurrando.
7-Ao pedalar nas ruas fique na mão dos veículos, próximo à guia do meio fio. Um dos maiores erros é pedalar na contramão. É ilusão achar que pode se antecipar e desviar dos veículos. Lembre-se que, se o choque for inevitável, é muito melhor ser empurrado por trás a se chocar de frente. Além disso, na contramão você fica invisível, ou seja, os motoristas simplesmente não esperam algo vindo daquela direção.
8-Se sair com um grupo de ciclistas pedale em fila indiana. Grupos de ciclistas emparelhados conversando são convite a acidentes.
9-Sempre que o sinal estiver vermelho para os veículos pare nos semáforos, evitando choque com os pedestres que atravessam a faixa. Alguns ciclistas insistem em ignorar o sinal vermelho, engrossando as estatísticas de atropelos.
10-Durante a pedalada nas ruas indique aos motoristas, com as mãos para baixo, braços ao lado do corpo, o caminho que você vai tomar. Faça os sinais de forma segura, proporcionando uma antecipação e maior segurança. Fique atento aos movimentos e velocidade dos carros.
11-Está trafegando num sentido e quer retornar? Não faça a volta no meio da rua ou pista. Procure um semáforo e pare a bicicleta junto ao meio fio. Salte e atravesse a faixa empurrando a bicicleta. Monte do outro lado da rua, também próximo ao meio fio, e siga em direção contrária com segurança. A maior parte dos choques acontece nesse retorno forçado, onde o equilíbrio e a percepção do ciclista são diminuídos.
12-Para começar um treinamento faça avaliação física e respeite seus limites, planejando a ida e a volta com cuidado, de acordo com o seu condicionamento.

Esses são alguns cuidados que tornam a prática do ciclismo mais tranqüila. O ideal seria que todas as cidades tivessem vias exclusivas para ciclistas, mas, enquanto isso não acontece, devemos nos precaver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário