domingo, 13 de setembro de 2009

A Hora da Corrida

De uma hora para outra parece que a corrida se tornou uma das maravilhas deste século, ao ponto de ser assunto principal de grandes revistas do nosso país. Dentre as modalidades de atividades físicas apresentadas como precursoras de benefícios aos praticantes, nenhuma foi tão propagada e festejada! Será que se pode falar em exagero sobre todas as maravilhas publicadas? Seguramente não.
Correr é o exercício que mais se aproxima da perfeição, pois envolve movimentos e gestos familiares aos seres humanos desde o momento em que estes conseguem se equilibrar sobre duas pernas, o que explica porque não exige demasiada adaptação ou treinamento anterior. E mais, o investimento ou estrutura necessários para a prática da corrida é pequeno. É só colocar uma camiseta e bermuda ou short e sair para as ruas, praias, parques, pistas de atletismo ou onde mais exista o mínimo de espaço para o deslocamento livre, sem impedimentos e obstáculos. Tudo muito simples e acessível!!
Você deve estar se perguntando: mas, não é melhor caminhar? A caminhada é um excelente exercício, que permite atividade aeróbia e benefícios a diversos sistemas orgânicos, principalmente aqueles que atuam sobre a função cardiovascular. O caminhar apresenta, entretanto, limite de intensidade. Por mais que caminhemos rápido, chega um momento em que ser mais rápido implica em adotar uma fase aérea, quando os dois pés se desprendem do solo, fase esta que caracteriza a corrida. Por isso alguns caminhantes convictos apresentam, com a evolução de sua aptidão e adoção de ritmos mais intensos, dificuldade de manutenção do movimento de caminhar. Falando claramente, e embora a grande maioria não admita, têm necessidade e correr.
Muitos encaram este momento como desafio ou limite que não deve ser ultrapassado, e se contentam em voltar atrás e aumentar o tempo de caminhada. Caminham horas a fio! Você, leitor, já deve ter passado por isso. Conheço pessoas que caminham mais de 20 Km por dia.
É necessário, entretanto, esclarecer o seguinte: embora seja simples e extremamente benéfico correr, que seja interessante inclusive fazê-lo a caminhar, para desfrutar os benefícios dessa atividade com segurança deve-se permitir transição adequada de um movimento para outro. Para entender melhor, vamos criar uma situação hipotética:
Jorge, que está em dia com exames cardiológicos e avaliações físicas, caminha cerca de uma hora diariamente, em ritmo rápido, e quer adotar a corrida em substituição á caminhada. Como pode fazer?
É claro que o ideal seria a orientação através de um profissional de educação física, mas Jorge não conhece nenhum e, se não puder fazer sozinho, vai abandonar a atividade física. Nesse caso, Jorge deve fazer uma transição caminhada/corrida cuidadosa. Pode começar introduzindo pequenos intervalos de corrida na caminhada. Por exemplo, faz 20 minutos compostos de 3 minutos e corrida leve e 2 caminhando, um total de 4 séries. Isto significa dizer que a cada 3 minutos de corrida leve Jorge terá 2 minutos de caminhada para recuperar, fazendo o restante dos 40 minutos da mesma forma que fazia anteriormente. Com o tempo, e após a melhora da aptidão cardiorrespiratória, Jorge poderá aumentar o tempo de corrida dos intervalos, até atingir uma hora de corrida contínua. Ë só mudar a relação, favorecendo a corrida sobre a caminhada, e ele estará correndo 30, 40 minutos dentro da mesma hora de atividade. Ou seja, deixou de ser um indivíduo que apenas caminhava, e se tornou um corredor!
Mas, será necessário adotar a corrida? Ele não poderia continuar caminhando? Obviamente que sim. A caminhada é um exercício interessante, com grandes benefícios e alta adesão. Mas, quando treinamos evoluímos. A tendência é que esta evolução traga a vontade de melhora do desempenho. É uma situação normal, mas precisa ser planejada e executada corretamente
Mais uma coisa! Quando imaginar a corrida não pense nos grandes maratonistas ou feras do atletismo, pois este não é o foco. Preocupe-se apena em estar bem com o próprio corpo, em desempenhar uma atividade prazerosa, que propiciará momentos felizes. Lembre-se, é hora de correr!

Nenhum comentário:

Postar um comentário